O QUÊ VOCÊ PROCURA?

QUAL A CLINIPOM MAIS
PRÓXIMA DA SUA REGIÃO?

ABEPOM - Associação Beneficente dos Militares Estaduais

OBM de Lages comemora 50 anos de ativação

28/09/2015

Visualizado por 3466 pessoas

Na sexta-feira (25/09) o Corpo de Bombeiros Militar de Lages, cidade sede do 5º Batalhão BM, comemorou os 50 anos de ativação da subunidade na serra Catarinense com uma solenidade especial de homenagem aos pioneiros e parceiros da Organização Bombeiro Militar (OBM) da cidade.

 

Ex-comandantes, militares e civis que contribuíram com o Corpo de Bombeiros de Lages neste meio século de história receberam o reconhecimento formal por seus esforços, dentre eles a assistente social da CliniPOM Lages, Maristela Ledo. Um dos momentos mais emocionantes foi a reverência aos pioneiros da instituição, dentre os quais, o Subtenente BM Eorides Manoel da Silva, primeiro comandante e que atualmente, aos 82 anos, vive na cidade de Paulo Lopes, na Grande Florianópolis.

 

Entre as autoridades que prestigiaram o evento estiveram o comandante-geral do CBMSC Coronel BM Onir Mocellin, o comandante do 5ºBBM, Tenente-Coronel BM João Valério Borges, e o secretário de Desenvolvimento Regional de Lages, João Alberto Duarte, que representou o governador Raimundo Colombo.

 

“Eu sou uma testemunha viva de quanto o Corpo de Bombeiros contribuiu e ajudou a proteger a nossa sociedade. Ao longo desse tempo muitas pessoas ofereceram todo o seu esforço, trabalho e profissionalismo para proteger as pessoas. Quero dar os parabéns para os bombeiros de Lages, que são tão importantes e marcam a vida da gente”, disse o governador em mensagem gravada num vídeo exibido durante a solenidade desta sexta-feira.

 

Inaugurado em 25 de setembro de 1965 pelo então governador do Estado, o lageano Celso Ramos, os bombeiros iniciaram sua história na cidade com 12 homens e um caminhão Ford F-600 para combate a incêndios.

 

Atualmente, o batalhão conta com 14 unidades que cobrem 48 municípios da Serra e do Alto Vale do Itajaí. Já o efetivo é de cinco viaturas de combate a incêndio, três viaturas de atendimento pré-hospitalar de urgência, 12 viaturas de serviços diversos, 220 bombeiros militares, 20 comunitários e 11 senhoras que prepararam voluntariamente a alimentação dos profissionais em trabalho. Por ano, o batalhão atende cerca de 10 mil emergências e realiza 22 mil serviços de prevenção a incêndio e pânico.

 

Créditos: CCS do Cmdo-Geral, com informações/fotos do jornalista Pablo Gomes – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Lages