O QUÊ VOCÊ PROCURA?

QUAL A CLINIPOM MAIS
PRÓXIMA DA SUA REGIÃO?

ABEPOM - Associação Beneficente dos Militares Estaduais

Integrantes da diretoria da ABEPOM visitam Comando Geral da PM PR

28/07/2015

Visualizado por 8864 pessoas

Integrantes da Diretoria de Saúde (DS) da Polícia Militar do Paraná e do Comando-Geral da PM participaram na tarde desta quinta-feira (23/07) de uma palestra com o Diretor de Ensino e Pesquisa da PM de Santa Catarina e Presidente da Associação Beneficente de Militares Estaduais daquele estado (ABEPOM), coronel José Aroldo Schlichting, sobre a experiência na forma de gestão do Hospital de Polícia Militar (HPM) – ABEPOM Comandante Lara Ribas. A explanação do tema trouxe incentivo para aperfeiçoamentos na área de saúde da PM paranaense.

A comitiva da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) foi composta, além do coronel Aroldo, pelo Diretor-Geral do HPM e vice-presidente da ABEPOM, major Jacob Quint Neto, do Diretor Financeiro, subtenente da reserva Maurício Cesar de Souza Coelho e o Gerente-Geral, subtenente da reserva Juvêncio Gomes Silva.

Participaram da palestra o Comandante-Geral da PMPR, coronel Maurício Tortato, o Chefe do Estado Maior da PMPR, coronel Arildo Luís Dias, o Diretor de Saúde e Chefe do Centro Odontológico, coronel dentista Raimundo José Moro, o Diretor-Geral do HPM, tenente-coronel médico Mauro Fernando Kurten Ihlenfeld, e demais oficiais médicos e dentistas da PM e Corpo de Bombeiros.

Também acompanharam a palestra o presidente da Associação de Defesa dos Direitos dos Policiais Militares Ativos, Inativos e Pensionistas (AMAI), coronel da reserva Elizeu Ferraz Furquim, o presidente da Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros Militares do Estado do Paraná (ASSOFEPAR), coronel da reserva Izaías de Farias, o presidente da Associação da Vila Militar (AVM), coronel da reserva Eugênio Semmer, o coronel da reserva Julio Nóbrega e o presidente do Clube dos Oficiais da PMPR, coronel da reserva Sergio Renor Vendrametto.

“Nós temos a necessidade de aperfeiçoar o nosso sistema de saúde para toda a família miliciana, policiais militares, ativos ou inativos, familiares e dependentes, de modo que uma das experiências exitosas dentro das Polícias Militares está em Santa Catarina. A partir dos exemplos bem sucedidos existentes no Brasil, nós poderemos aperfeiçoar o sistema de atendimento à saúde dos militares estaduais daqui”, afirmou o coronel Tortato.

Devido ao enfrentamento de dificuldades e com o intuito de solucionar os problemas à vista, o HPM de Santa Catarina passou por um processo de descentralização da Polícia Militar para a gerência de uma organização social, no caso a ABPOM. “Em Santa Catarina, chegou o momento em que ou se mantinha o sistema público ou buscávamos outra saída para os problemas. A nossa solução foi a descentralização da gestão pública por meio da gerência de uma organização social. Esse processo demandou uma análise da situação, tomada de decisão e depois a elaboração do contrato de gestão”, explicou o coronel Aroldo.

Desde 2013, o hospital está sob essa administração e alcançou progressos que abrangem desde a infraestrutura da unidade hospitalar até o atendimento médico aos associados da entidade social e demais usuários. “Estamos há dois anos e meio nesse processo e temos obtido êxito. Fizemos uma explanação dessa experiência ao Comando e à Diretoria de Saúde da PM do Paraná e lançamos uma semente num terreno fértil, pois percebemos o trabalho constante do Comando da PM em resolver o problema. A partir dessa iniciativa, a resolução das dificuldades acaba sendo mais visível e palpável”, afirmou o coronel catarinense.

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

 

Notícia extraída de www.pmpr.pr.gov.br