O QUÊ VOCÊ PROCURA?

QUAL A CLINIPOM MAIS
PRÓXIMA DA SUA REGIÃO?

ABEPOM - Associação Beneficente dos Militares Estaduais

Vice-Presidente da ABEPOM assume comando do 16º BPM

24/05/2017

Visualizado por 9628 pessoas

Aconteceu na tarde desta segunda-feira, 22, a solenidade de passagem de comando do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Palhoça. A solenidade contou com a presença da deputada estadual Dirce Heiderscheidt, do secretário municipal de segurança, delegado Claudio Monteiro, do prefeito de Palhoça, Camilo Nazareno Pagani Martins, do comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Paulo Henrique Hemm, do comandante da 11ª Região de Polícia Militar (RPM), além de outras autoridades civis e militares, amigos e familiares dos policiais. O evento foi realizado na quadra poliesportiva do Sesc, no bairro Jardim Eldorado.

Na cerimônia, o comandante-geral fez questão de agradecer o oficial que deixa o comando do batalhão, tenente-coronel Paulo Sérgio Souza, e desejou sucesso ao oficial que assume ocomando, tenente coronel Jacob Quint Neto.

A Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, desde sua criação, em 05 de maio de 1835, sempre dispensou uma atenção especial aos atos de passagem de comando, por acreditar que este ato, em especial, simboliza mais que uma simples norma, pois perpetua no tempo os conceitos e tradições, ao tempo em que a instituição expressa o reconhecimento ao oficial que deixa o comando, apresenta e deseja as boas vindas ao oficial que assume o comando.

O comandante que deixa a função, tenente-coronel Paulo Sérgio agradeceu a presença de todos e o apoio recebido pelos diversos parceiros e colaboradores do 16º BPM, que muito auxiliaram e trouxeram melhorias, durante os anos em que esteve à frente da unidade. "Passo o comando ao tenente-coronel Quint, que certamente saberá cuidar tão bem de seus conterrâneos. Não tenho dúvida alguma que ele dará continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido. Eu, sinceramente, lhe desejo muito sucesso!!!", garantiu o tenente-coronel Paulo Sérgio.

Na oportunidade, também foram homenageados, pela Assembléia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o 3º sargento Inácio Arthur Romão e o soldado Ademir João Corrêa, que na noite do dia 14 de janeiro deste ano, realizaram um parto de uma criança que nasceu no interior da viatura, durante deslocamento ao Hospital Regional de São José (HRSJ). Ao nascer, os policiais perceberam, de imediato, que o bebê não respirava, e, com isso, realizaram o procedimento de tapotagem (colocaram a criança levemente inclinada sobre os braços e deram-lhe leves tapinhas nas costas), fazendo assim com que o recém-nascido conseguisse expelir o liquido pela boca, que bloqueava a passagem de ar, e começasse a chorar. Logo após, mãe e e filho foram entregues ao hospital, são e salvos, para os cuidados da equipe médica de plantão.

Durante a cerimônia, também foi homenageado pela Câmara Municipal, através do vereador João Carlos Amandio (Bala), o soldado Nasareno Luis Ferreira Júnior, que no dia 20 de abril, por volta das 13h, mesmo estando de folga, veio a capturar o autor de um assalto ocorrido no centro de Florianópolis e recuperou todo o dinheiro levado. Ele se deparou com o roubo em andamento, na Rua Fernando Machado, e foi atrás do criminoso sozinho.

Por fim, como tradição, um retrato do ex-comandante foi descerrado e, em breve, será afixado na galeria de ex-comandantes do 16º BPM. Na ocasião, as esposas, tanto a do tenente-coronel Paulo Sérgio como a do tenente-coronel Quint, receberam um buquê de flores, como forma de agradecimento por ombrearem a missão junto aos seus cônjuges.

 

Fonte: http://www.pm.sc.gov.br/noticias/em-palhoca-16-bpm-tem-novo-comandante.html